quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Estudo do Sermão

O SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES do Padre António Vieira, para além do valor estético-literário, é um bom modelo da arte de escrever e também de falar. A sua prosa é um óptimo exemplo de escrita pelos seguintes factores:

pela lógica e ordenação do discurso;
pela coesão, pela interdependência das várias partes do texto;
pelo vigor e pela subtileza da persuasão e da capacidade argumentativa.


Escrever um bom texto argumentativo implica ter competências de escrita e implicitamente, um bom domínio do funcionamento da língua.


Para saberes como deves construir o texto argumentativo consulta os seguintes documentos:

Texto Argumentativo

Plano do Texto Argumentativo

Exemplos de Dissertações / Textos Argumentativos:

Texto 1

Texto 2

Desafio - Agora que já sabes como se estrutura um texto argumentativo realiza a actividade de escrita que a seguir te propomos:

A propósito do Pe António Vieira, de cujo nascimento (1608) se comemoraram os quatrocentos anos, escreveu Guilherme d’Oliveira Martins no Jornal de Letras, Artes e Ideias (13-26/Fevereiro/2008): «Foi um visionário, um diplomata, um pregador da Capela Real, um conselheiro avisado, um humanista, um lutador pelo respeito da dignidade humana, à frente do seu tempo, e um artífice, como houve muito poucos, da palavra dita e escrita».

Tendo em conta a citação acima transcrita, num texto bem estruturado, com um mínimo de cento e cinquenta e um máximos de duzentas e cinquenta palavras, elabore um texto argumentativo, cujo objectivo seja persuadir um auditório, sobre a temática da dignidade humana e do respeito pelos direitos humanos no nosso tempo.
Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.




Se tiveres dificuldades na expressão escrita e na construção do texto, pratica os exercícios de funcionamento da língua que a seguir te propomos:

Desafio 2: Articuladores do Discurso (conjunções e locuções)



Quizzes:

Conjuçoes e locuções coordenativas

Conjuções e locuções coordenativas II

Conjunções e locuções subordinativas

Sem comentários:

Enviar um comentário